• A Música na Linha do Tempo

    A_Musica_na_Linha_do_Tempo_K-TZ

    Funarte – Projeto prevê apresentações musicais, oficinas e workshops gratuitos no mês de novembro

    O Complexo Cultural da Funarte inicia programação do mês de novembro do projeto A Música na Linha do Tempo, na Sala Cássia Eller. A temporada estreia na próxima sexta, dia 5 de novembro, com show do Duo 13.

    A origem do nome da dupla vem de uma brincadeira entre Félix Júnior e Hamilton Pinheiro, ao tocarem juntos pela primeira vez em Pirenópolis, Goiás. Executando músicas de improviso, os dois sentiram uma grande afinidade musical e decidiram montar o grupo com intuito de trabalhar composições próprias e músicas brasileiras adaptadas a esta formação. Após 4 anos de amadurecimento desta sonoridade se apresentando em várias cidades, decidiram gravar o CD Duo 13, em 2008, contemplando suas próprias composições. A aparesentação da próxima sexta terá repertório em torno desse trabalho. O samba, o choro, o baião e a valsa, entre outros, são base das composições que, junto com a harmonia rebuscada, completam a sonoridade do grupo.

    No sábado, 6 de novembro, o grupo de percussão K-TZ, formado pelos músicos Carlos Tort, Francisco Abreu, João Catalão e Luciano Zampar, convida o flautista Davi Abreu para participar da apresentação que farão no projeto. Com a soma dos diversos instrumentos de percussão, das diferentes flautas e de efeitos eletrônicos, eles vão fazer um breve e divertido passeio pela história da música do século XX. Através de obras de alguns dos compositores mais representativos deste século, passarão pelo começo da música moderna, pela música nacionalista francesa e brasileira, pelo minimalismo norte-americano, pelo atonalismo e experimentalismo eletroacústico, adentrando nas novas correntes do século XXI. 

    O projeto A Música na Linha do Tempo, apresentado pela Soar Produções e contemplado com Prêmio Funarte 2010 para ocupação da sala Cássia Eller neste segundo semestre, chega ao final trazendo trabalhos que representam a MPB atual, de 1990 até os dias de hoje, e o movimento do modernismo, dentro da vertente erudita. Além dos shows, também fazem parte do projeto a realização de workshops e oficinas gratuitas direcionados à área de produção cultural e fonográfica. A programação completa está no site do evento.

    detalhes

    Projeto A Música na Linha do Tempo: apresentações musicais, oficinas e workshops 
    A partir de 05 de novembro, sexta-feira
    Complexo Cultural da Funarte - sala Cássia Eller
    Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural – Lote 2, Brasília
    Informações: (61) 3322-2076

    Mais de: Música, News

    Assuntos relacionados: , ,

    autor

    Priscila Armani é jornalista e apaixonada por cultura. Ela escreve sobre cinema, artes plásticas e teatro. Siga-a no Twitter.  - Leia outros textos de

    Deixe seu comentário






    (*)campos obrigatórios.

    Editorias

    A POP4 é uma revista de crítica de cultural e entretenimento. Surgida a partir do projeto Opperaa - 2008